Estudo de caso Trauma
Identificação:
Nome: D.J.R.
Idade: 21 anos
Naturalidade: Sangão - SC
Estado Civil: Solteiro
Diagnóstico: Politraumatismo
Histórico pessoal e Médica
O paciente relatou ter sofrido acidente de bicicleta, no qual um carro o atropelou na sua cidade. Foi transferido para a cidade de Jaguaruna, onde ficou um dia internado. Foi encaminhado para Tubarão para internação e possível procedimento cirúrgico.
Histórico familiar
De acordo com paciente não há histórico familiar de doenças pregressas.
Exame físico
Sinais vitais:
Pressão Arterial: 100 x 50 mmhg;
Pulso: 68 bpm;
Temperatura: 36,5 C;
Freqüência respiratória: 20 rpm;
Avaliação dos sistemas do corpo
Cabeça e pescoço:
- Consciente orientado no tempo e espaço, abertura ocular espontânea, pupilas isocóricas, conjuntivas coradas, acuidade auditiva normal D e E sem anormalidade, nariz sem coriza e sem desvio de septo, fala normal, boca sem lesões em lábios e em gengiva, dentição completa. Pescoço sem gânglios palpáveis.
Tórax e Pulmões:
-Tórax simétrico expansibilidade torácica bilateral, ausculta pulmonar com murmúrios vesiculares fonéticos. Presença de escoriações por conta dos traumas sofridos.
Aparelho Cardiovascular:
-Ausculta cardíaca com bulhas rítmicas hipofonéticas em dois tempos. Tempo de enchimento capilar inferior a dois segundos, pulsos periféricos rítmicos cheios e normocárdicos.
Abdômen:
- Abdômen plano, sem dor à palpação, ruídos hidroaéreos presentes.
Aparelho geniturinário:
- Característico do sexo masculino, pele íntegra, micção espontânea presente.
Aparelho locomotor:
- Acamado, acesso venoso em membro superior direito.
Medicações em uso
Metamizol sódico ou dipirona sódica é um medicamento antiinflamatório não-estereoidal (AINE) que é utilizado principalmente como analgésico e antitérmico. Sua utilização, no entanto, se encontra restrita a alguns paises, sendo extremamente popular no Brasil onde efetivamente é um dos analgésicos mais populares, ao