Estudo de caso Sorveteria Sorvetão
1 Introdução
O presente trabalho visa analisar as características de uma empresa, quanto aos seus produtos, fornecedores, funcionários, a sua relação com a comunidade. Buscando analisar o funcionamento da empresa, detectando possíveis problemas e solucionando-os.
Os produtos aprovados pelos seus clientes, trás a qualidade de uma marca (Kibon) que atua há anos no mercado em parceria com a proprietária Maria Lindinalva, que inovou com suas criações na manipulação de outros sabores de sorvetes para apresentar a seus clientes variedades e fazer um diferencial frente aos seus concorrentes.
A Sorveteria Sorvetão, apresenta em sua estrutura empresarial uma forma adequada de lidar com os consumidores e comunidade, tornando-se um referencial. Tendo como principal objetivo a satisfação dos clientes.
2 Breve Histórico A Sorveteria Sorvetão está localizada na Rua Anísio Melhor, n° 15 no bairro do Cabula VI. A Senhora Maria Lindinalva (conhecida como Linda), dona da sorveteria, começou a projetar a sorveteria quando houve uma greve de ônibus, na cidade, e o Gerente da Kibon levou o seu marido na residência em que moravam. Chegando lá, o Gerente Comercial da Kibon observou que existia um galpão em um local estratégico; analisou o espaço, a circulação de pessoa e pode perceber o potencial que havia ali e deu a sugestão de transformar aquele galpão em uma sorveteria.
Assim, o Gerente Comercial da Kibon, convidou Linda para visitar a Kibon para conhecer a dinâmica do sorvete e também a fazer visitas em algumas sorveterias em que se vendiam os produtos da marca. Nessas visitas ela pôde perceber que a ideia de montar uma sorveteria era ótima, porque ela poderia ter seu próprio negócio.
A Kibon e a Sorveteria Sorvetão firmaram parceria, onde a Kibon investiu em 50% de todos os custos dos móveis (mesas, cadeiras, balcões) e os freezers com o sistema de Comandata, sendo que os freezers são 100% da Kibon e o seu uso