Estudo de caso Sistema ERP
1 – Os principais problemas foram, falta de envolvimento da equipe interna da empresa junto a consultoria, uma série de mudanças estruturais na administração da empresa que afetaram a implantação, a seleção dos sistemas foi falha em não perceber que o sistema não respondia a todas as necessidades da empresa.
2 – Na fase pré-implementação deveria ter sido feita uma seleção mais criteriosa, pois evitaria que depois na fase da implementação a descoberta de que o sistema não tem a - s características que a empresa necessita, além disso, se empresa tivesse esperado passar todas as turbulências na gerência que passaram as fases seriam mais fáceis de passar.
3 – Trazer os colaboradores da empresa para a implementação, buscar os seus conhecimentos dos processos da empresa com certeza evitariam muito dos problemas futuros, somado a isso, manter o escopo do projeto inicial teria com certeza ajudado a evitar erros no futuro.
4 – Por falta de treinamento adequado durante a implementação, ouve resistência ao novo sistema por parte dos colaboradores da empresa causando mais problemas somando aos montes de problemas que já eram conhecidos durante todo o processo, evitar isso seria um fator de diferença para o sucesso do projeto.
5 – As mudança na empresa, afetaram com certeza o projeto causando por diversas vezes mudanças no escopo do projeto, se a empresa tivesse esperado alguns anos para começar o projeto de implementação do sistema isso poderia ter evitado os estragos que ocorreram. Além disso, a empresa praticamente mudou sua estrutura de gerência mais de uma vez mudando totalmente como o sistema deveria funcionar.
6 – Não, os sistemas ERP têm como características principais suas adaptações para o tipo de empresa, por isso o seu sucesso. Isso em tese deveria facilitar a adaptação de outros tipos de empresas a adquirir e se adaptar a um sistema ERP.
7 - Analisando os fatores críticos de sucesso,