Estudo De Caso Rafael 17 03
Acadêmicos: Diego Henrique Gomes Silva Luan Douglas Ferreira Elias
Professor: Rafael Ferreira Rodrigues
Estudo de caso: “...COISA DE DESOCUPADO”
1 – Personagens/Entidade
Ricardo, presidente da empresa: Possui características de um executivo aberto para novas idéias que possam agregar resultados e soluções à organização, não importando se estas são planejadas pra curto ou longo prazo.
Henrique, economista: É o executivo que está apresentando um planejamento estratégico para minimizar e reverter as conseqüências de possíveis crises que estão por vir. Tem preocupações que vão além de soluções rápidas, apresenta um plano de ações com visão estratégica de futuro, que pretendem oferecer soluções que se mantenham ao longo do tempo.
Sérgio, diretor de Marketing: É um executivo com foco em resultados a curto prazo, da valor em soluções rápidas, não da a devida atenção em planejamentos que focam em longo prazo.
Márcia, responsável por produtos: Preocupada com detalhes do plano de ações que será desenvolvido, gosta do tempo de execução bem definido e onde este será executado.
Empresa SA, empresa na área de Tecnologia de Informação que desenvolve softwares voltados para pequenas e médias empresas.
2 – Dilema/Problema a Solucionar
Apesar de o cenário mercadológico ser otimista a médio prazo, uma crise está por vir e pode causar devastadora perca de clientes. Estes que não possuem muito discernimento da importância de um software sobre o negócio e nem importam com estimativas a médio/longo prazo, estão mais focados nos resultados rápidos e na grande maioria não desenvolvem planos voltados para melhoria contínua e futura.
3 – Pontos de análise
O foco principal é um planejamento estratégico muito bem elaborado e embasado em estimativas de curto, médio e longo prazo, para solucionar problemas presentes e resguardar a organização de problemas futuros, impulsionando melhorias, inclusive, após o fim da