estudo de caso psicopedagogico
Autora: Suellen Viviane Lemos Fernandes
Co-autora: Maria Irene Miranda Bernardes
Universidade Federal de Uberlândia suellenped65@hotmail.com Introdução
O presente trabalho aborda o estudo de caso de um garoto de oito anos que possui dificuldade de aprendizagem, seguida da queixa de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), aluno de uma Escola da rede Municipal de Uberlândia. O estudo foi realizado por meio do uso dos seguintes instrumentos de coleta de dados: 1) Entrevista com a criança 2) Anamnese com o pai da criança 3) Entrevista com a professora 4)
Atividade de desenho livre e auto-retrato com a criança 5) Conversa informal com o psicopedagogo da escola.
O estudo de caso como metodologia
Quando se fala em estudo de caso vem logo à mente a ideia do uso de casos como tentativa da reprodução da realidade para o ensino, o que se conhece por método do caso. O estudo de caso é uma vertente da pesquisa qualitativa. Não há preocupações com tratamento de quantificação e estatístico e não está direcionado a obter generalizações. O estudo de um caso permite a descoberta de relações que não seriam encontradas de outra forma, sendo as análises e interferências em estudos de casos feitas por analogia de situações, respondendo principalmente as questões “por que?” e “como?” Como descreve Yin (2005, p.19)
em geral, os estudos de caso representam a estratégia preferida quando se colocam questões do tipo “como” e “por que”, quando o pesquisador tem pouco controle sobre os acontecimentos e quando o foco se encontra em fenômenos contemporâneos inseridos em algum contexto da vida real.
Diante da elaboração dessa metodologia de pesquisa, o presente trabalho teve como
1
objetivo central investigar as dificuldades de aprendizagem através do estudo de caso de uma criança e suas interações sociais entre família e escola.
Foi possível evidenciar a realidade de um estudo de caso, que teve como objetivo