Estudo de caso pneumonia
• Fisiopatologia
Inflamação das estruturas do parênquima pulmonar, como os alvéolos e os bronquíolos. O streptococcus (pneumococo) é a causa mais comum de pneumonia bacteriana. Coloniza o sistema respiratório , além de pneumonias e infecções do trato respiratório, sinusites, otites, e até meningites. Principal causa de doença e morte em crianças pequenas e idosos.(Porth).
A pneumonia normalmente ocorre como infecção hospitalar ou como conseqüência de aspiração de alimento liquido ou secreção como saliva. O estado nutricional ótimo e as técnicas de alimentação precárias auxiliam na prevenção desta infecção pulmonar (Riquelme e cols., 1997).
A aspiração é comum em lactente crianças e adultos que são frágeis, apresentam espasmo de tosses freqüentes, são incapazes de mastigar ou deglutir os alimentos eficazmente ou controle precário de cabeça e pescoço durantes a alimentação. Ocorre quando o sistema pulmonar é incapaz de realizar as suas funções. As causas podem ser traumáticas, cirúrgicas ou médicas (Krause., 2005)
3.Tratamento dietoterápico
As necessidades nutricionais variam muito dentre estes grupos de pacientes, dependendo do processo de doença subjacente, do estado nutricional anterior e da idade do paciente. O hipercatabolismo ou hipermetabolismo podem estar presentes.
As metas do cuidado nutricional em pacientes com insuficiência respiratória são atingir as necessiades nutricionals básicas, preservar a massa corporal magra, restaurar a massa muscular de força respiratória, manter o balanço de líquidos, melhorar a resistência a infecção e facilitar a liberação do suporte de oxigênio e ventilação Mecânica fornecendo substrato de energia sem exceder a capacidade do sistema respiratório de eliminar o dióxido de carbono (Donaho, 1997;Thomsen, 1997).
Em decorrência de hipercatabolismo e hipermetabolismo, as necessidades de energia são elevadas em insuficiência respiratóra, e deve ser fornecida energia suficiente para prevenir o uso das