Estudo de Caso Pneumonia
ESTUDO DE CASO CLINICO
Colinas do Tocantins – TO
05/2014
TEREZINHA APARECIDA DE SALES NOLÊTO
ESTUDO DE CASO
Colinas do Tocantins – TO
05/2014
Sumário
Sumário 3
1- PNEUMONIA 5
1.1 SINTOMAS 5
1-2 FATORES DE RISCO 6
1-3 DIAGNÓSTICO 6
1-4 TRATAMENTO 6
1.5 RECOMENDAÇÕES 6
2-0 ANAMNESE 7
2-1 EXAME FÍSICO 8
2-3 DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM 10
2-4 DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM 10
2-5 PRESCRIÇÃO DE ENFERMAGEM 10
2-6 DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM 10
2-7 PRESCRIÇÃO DE ENFERMAGEM 11 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIA 13
INTRODUÇÃO
Este trabalho trata de um estudo de caso referente a uma paciente da enfermaria 18 Hospital Municipal de Colinas de Tocantins – TO, cujo diagnóstico médico é a pneumonia.
Através desse estudo foi feito um levantamento bibliográfico acerca da patologia e fisiologia, correspondente ao sistema respiratório, bem como a patologia em questão.
Em seguida estudamos o conteúdo quanto ao diagnóstico e tratamento da pneumonia. No momento do cuidado a este paciente desenvolvemos o processo de enfermagem, descrevendo o histórico, exame físico, o cuidado de enfermagem nas internações e medicamentos prescritos, o plano de cuidado se baseia em descrever o diagnóstico de enfermagem, os resultados esperados, as intervenções e a evolução de enfermagem.
1- PNEUMONIA
Pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões, órgãos duplos localizados um de cada lado da caixa torácica. Pode acometer a região dos alvéolos pulmonares onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, os interstícios (espaço entre um alvéolo e outro). Basicamente, pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Esse local deve