Estudo De Caso Petrobr S 1
1 - De acordo com o caso, quais são os stakeholders internos e externos da Petrobras?
R:. O principal stakeholder interno é o Estado brasileiro, os principais stakeholders externos são a industria (consumidores do petróleo, gás natural e derivados) e a mídia, já que grande parte de investimentos da Petrobras vai para propagandas.
2 - O fato de o governo brasileiro ser o principal acionista da empresa afeta sua posição de stakeholder? Justifique
R:. Sendo a Petrobras uma empresa ainda majoritariamente estatal, a influência do governo nela se dá pelo uso político dos cargos dos dirigentes administrativos através da nomeação feita pelo presidente da República. A empresa torna-se assim uma extensão do governo, onde a administração da Petrobras tem de encontrar uma equação que agrade os interesses das duas partes.
3 - Porque podemos dizer que, até 1995, os concorrentes não eram um stakeholder da organização? Como isso afetou o crescimento organizacional? Explique.
R:. Até 1995, a Petrobras detinha o monopólio de prospecção, exploração e refino do petróleo no Brasil. A empresa não possuía concorrentes internos no país, o que a permitiu um crescimento contínuo em suas atividades e ganhos, apesar de não estimular sua produtividade e eficiência. No mercado externo, a Petrobras negocia e firma contratos no exterior, desde modo os concorrentes são stateholders da empresa.
4 - Como a influência governamental afeta a política de preços da empresa?
R:.O preço elevado da Gasolina no Brasil é por causa dos altos impostos e a “docilidade” do brasileiro em pagar taxas. O governo brasileiro usa o preço da gasolina como instrumento de política monetária para combater a inflação.
5 - Por que, desde 2001, o número de acionistas estrangeiros da empresa cresceu muito? O que esse fato representa para a empresa? Por que ela pode prejudicar a opinião pública sobre a empresa?
R:.Porque, as ações da Petrobras passaram a ser negociadas juntamente com as ações