Estudo de Caso Pesquisa de Marketing
Estudo de caso contínuo: Santa Fe Grill
O restaurante Mexicano Santa Fé Grill, iniciado a 18 meses por dois ex-alunos de administração da Universidade de Nebraska, em Lincoln. Eles eram companheiros de quarto no tempo da faculdade e ambos tinham um desejo empreendedor. Depois de se formarem, queriam começar um negócio próprio, em vez de trabalhar para a faculdade, os alunos tinham trabalhado em restaurantes enquanto cursavam a faculdade, os dois como garçom e um deles como assistente de gerente, e sentiam que tinham o conhecimento e a experiência necessários para iniciar o próprio negócio.
No último ano da faculdade, os proprietários prepararam, na aula de empreendedorismo, um plano de negócios para um novo conceito de restaurante mexicano. Inicialmente eles pretendiam abrir um restaurante em Lincoln, Nebraska. Entretanto, uma análise demográfica desse mercado revelou que Lincoln não condizia com a demografia por eles objetivada.
Depois de pesquisar o perfil demográfico e competitivo de vários mercados, eles concluíram que Dallas, no Texas, seria o melhor lugar para iniciar um negócio. Ao examinarem os mercados, estavam buscando uma cidade que mais bem atendesse ao mercado-alvo de baby-boomers (geração de 1950 e 1960) e jovens famílias. A população de Dallas é constituída de quase 4,5 milhões de pessoas, das quais cerca de 50% estão na faixa etária entre 35 e 64 anos. Isso revelou a eles que havia muitos baby-boomers e outros no mercado-alvo na área de Dallas. Também descobriram que 53% da população ganha entre US$ 45 mil e US$ 85 mil por ano, o que indicava que o mercado teria renda suficiente para comer fora regularmente. Por fim, 54% da população era casada e muitos tinham filhos em casa, o que era coerente com o público de famílias objetivado.
O conceito do novo restaurante se baseava nos mais frescos ingredientes, complementados por uma atmosfera festiva, um atendimento gentil e as mais avançadas estratégias de