Estudo De Caso NOBEL
PROFESSORA: LETICIA ARENHART
CURSO: TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAS
COMPOSTO DE MARKETING LIVRARIAS NOBEL
Na minha opinião ao longo de seu processo de expansão, a rede Nobel demostrou ter uma atenção especial a sua estratégia de marca, buscando estabelecer marcas fortes em nichos distintos de mercado, valendo-se também de elementos característicos de estratégia de rede de varejo, como por exemplo, a criação de marcas próprias, resultado da grande preocupação em gerar crescente brand awareness na mente do consumidor. As práticas do marketing estão em todos os momentos da história das sociedades e organizações, pois sua função é identificar as necessidades e os desejos do consumidor, determinar quais os mercados-alvo que a organização pode melhor servir e planejar seus produtos e serviços. Sua principal meta é satisfazer o cliente de forma lucrativa e criar relacionamentos de valor com clientes (KOTLER, 2000)
Produto
Na época que foi fundada em 1943, a livraria Nobel comercializava livros, materiais de papelaria e principalmente apostilas mimeografadas o que lhe rendeu o apelido de casa das apostilas entre os estudantes da época. Nesse período foi fundada a editora Nobel que assim como a livraria, possui 65 anos de história e hoje, com quatro selos editoriais (Nobel, Marco Zero, Studio Nobel e Zastras).
“Á medida que as economias evoluem, uma proporção cada vez maior de suas atividade se concentra na produção de serviços [...]. Muitas ofertas ao mercado consistem em um mix variável de bens e serviços.”
(
KOTLER, 2000, p. 25)
O rápido crescimento começou principalmente a partir de 1992, quando a Nobel escolheu o Sistema de Franchising