Riscos Ergonomicos
Ergonômicos
Kelen e Helen
Ergonomia do trabalho - NR17
É uma área que aborda questões sobre a vida laboral moderna. e também tem como objetivo a prevenção dos acidentes laborais e a criação de locais adequados de trabalho. Domínios de especialização da
Ergonomia
Ergonomia física: está relacionada com às características da anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecânica em sua relação a atividade física.
Ergonomia cognitiva: refere-se aos processos mentais, tais como percepção, memória, raciocínio e resposta motora conforme afetem as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema.
Ergonomia organizacional: concerne à otimização dos sistemas sócio técnicos, incluindo suas estruturas organizacionais, políticas e de processos.
O que é risco ergonômico
Riscos ergonômicos: são os fatores que podem afetar a integridade física ou mental do trabalhador, proporcionando-lhe desconforto ou doença.
São considerados riscos ergonômicos: esforço físico, levantamento de peso, postura inadequada, controle rígido de produtividade, situação de estresse, trabalhos em período noturno, jornada de trabalho prolongada, monotonia e repetitividade.
levantamento de peso
postura inadequada
Laudo ergonômico
Laudo ergonômico (também conhecido como Análise Ergonômica do Trabalho) é um documento que contempla os riscos ergonômicos inerentes a uma determinada área de trabalho, estabelecendo também protocolos e ações necessárias para minimizar esses riscos ergonômicos.
De acordo a NR17 Ministério do Trabalho e
Emprego, o laudo ergonômico é uma exigência legal para as empresas.
Como prevenir?
Exercícios de aquecimento e de alongamento, de preferência acompanhados.
Mantenha a cabeça na posição vertical, com o pescoço relaxado.
Suas costas devem estar retas ou ligeiramente inclinadas para frente, mantendo a curvatura natural da coluna lombar.
Use uma cadeira verdadeiramente ergonômica, de maneira que a região lombar