Relatório Parque do Cocó
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA
Disciplina de Ecologia Geral (N281)
RELATÓRIO VISITA TÉCNICA
AULA DE CAMPO
FORTALEZA
Setembro – 2014
ITEM A O parque ecológico do rio cocó é uma área vasta de natureza exuberante que vem sofrendo muito com os impactos ambientais e com a degradação do seu bioma. O Rio Cocó faz parte da bacia dos rios do litoral leste cearense, tendo sua bacia hidrográfica uma área de aproximadamente 485 km², com um comprimento total do rio principal de cerca de 50 km (SEMACE, 2010).
O Rio Cocó nasce na vertente oriental da Serra da Aratanha e nos seus 50 km de percurso passa por três municípios, Pacatuba, Maracanaú e Fortaleza, para desaguar no Oceano Atlântico, nos limites das praias do Caça e Pesca e Sabiaguaba. A área do parque está inserida apenas no Município de Fortaleza e inclui as áreas de maior fragilidade do ponto de vista ambiental (Secretaria de Turismo de Fortaleza, 2005).
A criação do parque ecológico do rio cocó tinha como objetivo proteger e conservar os recursos naturais existentes ali de forma a recuperar e manter o equilíbrio ecológico necessário à preservação da biota terrestre e aquática e propiciar condições para atividades de educação, recreação, turismo ecológico e pesquisa científica (O Guia do Ceará, 2010).
O parque localiza-se na cidade de fortaleza, no estado do Ceará, no bairro Papicu – Avenida Engenheiro Santana Júnior com Avenida Padre Antônio Tomás. A população existente no bairro do Cocó é predominantemente de classe média alta e está presente ao entorno do parque e muitas vezes morando quase dentro da mata em prédios que invadem a floresta. A flora do parque do cocó é constituída basicamente de mangues.Com alta salinidade da água e do solo, níveis muito baixos de oxigênio no solo, frequentes inundações pela maré alta, as espécies vegetais mais dominantes são os Rhizophora mangle L, Avicenia