Estudo de caso : "Livraria Nobel: Os dilemas do crescimento"
Disciplina: Gestão Estratégica
Nome: Lorraine Mantovani de Paula
1) Quais foram os principais fatores que impulsionaram a expansão internacional da Nobel?
De acordo com o caso estudado, os principais fatores que impulsionaram a expansão internacional da Nobel foram a expansão do mercado brasileiro de livros nos últimos anos, graças à passagem de um novo seguimento da população à classe média, que começava a valorizar a leitura como símbolo de status e instrumento de ascensão social. Havia excelentes perspectivas de expansão no mercado doméstico, e se a Nobel não aproveitasse o período favorável, outras empresas e outros canais de venda de livros poderiam ocupar o espaço existente. A direção da empresa via a operação internacional como importante para o futuro, mas ao mesmo tempo, alguns membros da diretoria indagavam-se em que medida a Nobel deveria desviar recursos gerenciais e financeiros do mercado doméstico, em franco crescimento, para mercados que enfrentavam crise econômica.
O setor brasileiro de franquias encontrava-se em expansão tanto no mercado doméstico quanto no mercado externo. O crescimento do número de franquias no mercado brasileiro e a estabilidade e a força demonstradas por esses negócios podiam ser considerados indicadores de seu potencial de expansão para o mercado internacional.
2) A expansão internacional caracteriza-se por um processo estratégico planejado, ou emergente e oportunista? Por quê?
A expansão internacional da rede Nobel tem características de processo planejado dentro de uma visão estratégica de negócios, em que o franqueador planeja entrar em um mercado internacional e busca ativamente um franqueador.
Portanto, na abordagem estratégica a seleção de mercado tente a preceder a seleção de parceiros (Doherty, 2009)
3) Que critérios foram utilizados para a escolha dos mercados em que ocorreu a internacionalização? Há alguma razão estratégica específica para a escolha da sequência observada?