Estudo de Caso negócio da China
1- Que fatores determinaram a decisão da IBM de vender sua divisão de PCs?
A IBM sabia que as oportunidades não estavam mais nos computadores mas nos negócios que giravam em torno deles. 48% de suas vendas vinham da prestação de serviços e apenas 12% do faturamento representava a venda de computadores, sendo assim a fabricação de PCs tornou-se um estorvo dentro de uma empresa cujos lucros maiores estavam nos ramos de serviços e software.
2- Como se classifica essa estratégia?
Estratégia como posição que analisa as condições do ambiente, que no caso da IBM percebeu que fabricar PCs já não era mais o seu forte, não estava dando lucro. O foco da empresa passou a ser os serviços de software e vendendo a parte da fabricação de PCs para a Lenovo foi a melhor alternativa.
3- Que fatores determinam a decisão da Lenovo de comprar a divisão de PCs da IBM?
O fato de a IBM já estar no mercado há muitos anos e, por consequência, ter consolidado a qualidade de seus produtos e feito o nome de sua marca, fez com que a Lenovo voltasse olhares para a compra da divisão. A compra tornaria a Lenovo a terceira maior fabricante mundial de computadores, fora o fato de abandonar a imagem de fabricantes de bugigangas e produtos piratas da qual o capitalismo chinês tato tem fama.
4- Como se classifica essa estratégia?
Pode se classificar essa estratégia como uma estratégia de liderança de custo, segundo Porter. “Essa estratégia é largamente utilizada pelos fabricantes de computadores, à medida que a tecnologia torna os produtos muito semelhantes e barateia os componentes. O objetivo não é diferenciar-se dos concorrentes, mas oferecer um serviço ou produto mais barato.” Há também uma pitada de estratégia referente ao comportamento defensivo, no qual é caracterizado por relutar em procurar oportunidades novas ou atuar em situações diferentes daquelas em que estão acostumadas.
5- Se você fosse executivo da IBM, como planejaria a implementação dessa