ESTUDO DE CASO – MARKETING DE SERVIÇOS SHOPPING METRÔ TATUAPÉ
Santo Amaro/SP
2014
Objetivo
O presente trabalho tem como objetivo introduzir o leitor aos conceitos de Marketing e Marketing de Serviços, e realizar um breve estudo de caso com o Shopping Metrô Tatuapé sob esta ótica, para isso será feita uma sucinta apresentação do shopping mencionado, relacionando-o com o 4 elementos do Compostos de Marketing mais os três elementos do Composto de Marketing de Serviços, também será apresentado o seu público-alvo e potenciais clientes, além de exemplificados os tipos e classificações de alguns dos serviços oferecidos.
Introdução
Segundo Kotler (2000) a ideia inicial de marketing surgiu, após os homens que cultivavam seu próprio alimento, começarem a estocá-lo para poder negociar posteriormente com outros produtores, em troca de novos bens. Com o passar do tempo, surgiu uma nova figura, um comerciante, que intermediava as trocas entre estes produtores.
Estas relações se tornaram mais complexas após a Revolução Industrial, já que se aumentou exponencialmente a disponibilidade dos produtos. Estes, cada vez mais parecidos entre si, e com os preços equivalentes, iniciaram forte concorrência, e o diferencial de cada produto era o chamariz para a escolha de compra do cliente (KOTLER, 2000).
Segundo os autores Hoffman & Batenson (2006, pág. 05), serviços são “ações, esforços ou desempenhos” que são ofertados ao consumidor, em lugar de um produto físico, tangível. Portanto, serviços são chamados de intangíveis, ou seja, não podem ser tocados pelos clientes ou estocados pelo vendedor.
No atual cenário globalizado e de maior competitividade, os consumidores se tornaram mais inteligentes, seletivos e criteriosos na hora da escolha. Por conta disso, os profissionais de marketing iniciaram um processo de reavaliação de abordagem e posicionamento da marca na mente dos consumidores. Detectando a necessidade de substituir a atenção