ESTUDO DE CASO II
O estudo de caso consiste em entrevistar um paciente, analisar e descrever sua evolução, relatando os cuidados de enfermagem básicos, sendo eles: sinais vitais, curativos, higiene e conforto do paciente, medicamentos aos quais foram administrados e exames realizados desde a internação até o momento da entrevista. O paciente desse estudo de caso foi exclusivamente escolhido pela orientadora do estágio, na ala da pediatria. Paciente apresentava quadro de icterícia, onde a epiderme apresentava uma coloração amarelada, logo na primeira entrevista descobrimos que foi por conta de um acidente automobilístico que desencadeou a patologia.
1 HISTÓRICO FAMILIAR E SOCIAL
Paciente J.B.L.S nascido em 24/12/2002 (12 anos) residente na área rural de Corguinho interior do Estado de MS. Acompanhado pela mãe D.A. L de 28 anos, o adolescente mora com os pais e outros 2 irmão, J.L. S o pai de 32 anos e os irmãos B.L. S de 10 anos e B.L. S de 4 anos.
Pai e mãe são trabalhadores rurais o pai tem registro profissional na carteira e a mãe trabalha irregular, as crianças com a ausência da mãe estão sobre os cuidados da avó materna.
1.1 Causa
A família foi vitima de um acidente automobilístico (capotamento de uma camionete) todos estavam no veiculo, a mãe do adolescente sofreu uma fratura no membro superior esquerdo, passou por procedimentos cirúrgicos e depois de 48 horas foi liberado, o pai sofreu uma pequena escoriação na cabeça, ficou em observação mais logo foram liberado, as outras duas crianças a de 4 e 10 não sofreram nenhuma lesão, foram avaliados e liberados.
O paciente referente o estudo de caso, o adolescente de 12 anos J.B.L. S estava dormindo na hora do acidente que foi por volta as 23:00 horas do dia 09/05, o garoto foi ejetado para fora do veiculo, apresentou escoriações generalizadas, uma lesão extensa no membro superior direito onde foi submetido à Hemoterapia e uma Cirurgia Plástica, permaneceu internado de 10/05 a 12/05.