Estudo De Caso II O Princ Pe
R= Para Maquiavel, os mercenários eram prejudiciais e perigosos, pois eram soldados, desunidos, ambiciosos, sem disciplina e infiéis, ousados entre amigos, covardes perante os inimigos; não temiam a Deus e não eram leais aos homens; esperavam até o momento do ataque inimigo. Concordamos. Porque só estavam dispostos a servir como soldados em situações de paz, iniciado a guerra eles iam embora, e o único motivo que os faziam lutar eram as recompensas, e ainda assim não eram suficientes para fazê-los lutar até a morte para defender seu soberano. No mundo empresarial vemos isso claramente, quando funcionários não vestem a camisa da empresa, não defendem sua missão e seus valores, têm interesse somente no salário e benefícios oferecidos, não esperam nem mesmo seu crescimento dentro da empresa. Funcionários que enxergam apenas seu crescimento financeiro, e não colaboram para o crescimento da empresa.
3) “A regra geral é a de que, quando um estrangeiro poderoso penetra numa província, todos os habitantes menos poderosos o apoiam, movidos pela inveja dos que tinha poder maior que o seu. ” (Cap. III, item 6). Faça a análise sobre esta colocação e indique exemplos da convivência social e profissional.
R= Pessoas ambiciosas, sejam elas no convívio social ou profissional, aproximam-se por interesses pessoais diversos, e podem passar por cima de determinadas situações para atingir seus objetivos, isso profissionalmente pode acabar atrapalhando o ambiente organizacional. Pessoas invejosas, que geralmente elogiam demais qualidades para gerar um estímulo à criatividade, e assim tirar proveito sobre idéias, tentar obter privilégios. Grande exemplo disso, podemos citar funcionários em, como uma forma de agradar seu superior, não expõem suas opiniões, não fazem questionamentos, e acatam à tudo sempre com muita simpatia e