ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II - ESTUDO DE CASO
FACULDADE PADRÃO APARECIDA DE GOIÃNIA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Administração da Produção II – Estudo de Caso
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II - ESTUDO DE CASO
1) Você concorda o autor do texto? O que você faria para reverter esta situação em uma organização?
2) Faça uma pesquisa na internet procurando por termos como “empowerment”, rotação de tarefas, enriquecimento do trabalho etc. Você acredita que essas técnicas ou processos, utilizados nas organizações modernas para evitar a “rotação” dos trabalhadores são eficazes?
O autor desconhecido do texto equipara um processo de desmontagem e montagem aos seres humanos que por sua vez, inconscientemente, são tratados como objetos inertes. Ao passo que os animais eram desmontados, por meio daquele processo, o mesmo acontecia aos seres humanos que participavam dele. O autor trata seres humanos como seres alienados que são capazes de executar a mesma operação tediosa por horas a fio. Por esse fator de que seres humanos são comparados a seres inertes e acomodados que, não concordamos. O trabalho torna-se algo exterior e estranho ao trabalhador, algo que ele não controla, nem do ponto de vista técnico nem do ponto de vista social, torna-se trabalho “forçado”.
Um mero meio de satisfação das suas necessidades em vez de fim em si próprio. Sendo o trabalho, a capacidade de transformar o real, de criar coisas, o verdadeiro fim da espécie humana, aquilo que verdadeiramente distingue o homem de todos os outros animas, tal fim transforma-se, na sociedade capitalista, num mero meio individual de satisfação das necessidades de subsistência.
Há um fator ou causa cuja presença determina a existência da alienação e cuja remoção será a condição necessária da desalienação – a natureza/objetividade, tendemos a encarar o homem como um ser que está destinado a começar e a recomeçar tudo de novo, manifestando aquele poder a que, de forma