Estudo de Caso - Gráfica Maranata
Saber gerenciar pessoas, recursos e atividades dentro da organização é algo de extrema responsabilidade e um grande desafio. Como administradores é muito importante não só sabermos a teoria, mas também como funcionam na prática os conceitos estudados em sala de aula.
A proposta deste trabalho foi a elaboração de um diagnóstico empresarial in loco de uma empresa de manufatura. Essa pesquisa tem por objetivo principal relacionar a vivência prática com os conhecimentos adquiridos em cada uma das cinco disciplinas curriculares deste semestre, sendo elas: Administração de Sistemas de Informação, Administração Financeira II, Administração da
Produção II e Administração Mercadológica II.
Mediante aplicação de questionários, entrevistas e visitas de campo foi possível obter dados para a formulação deste trabalho. Além de realizar-se uma busca na literatura para uma melhor abordagem e o aumento de nosso conhecimento técnico.
Assim, o trabalho será constituido da introdução, diagnóstico, análise, sugestões e devolutivas, considerações finais e apresentação.
1.1 Caracterização da empresa
O estudo foi realizado na Gráfica Maranata, uma empresa de pequeno porte que trabalha principalmente com convites de casamento, formatura, aniversário e serviços de gráfica em geral. O proprietário Sr. Eliacir, natural de Maringá, iniciou a trabalhar com venda de máquinas juntamente com um sócio. Por motivos diversos, desfez a sociedade e a partir disso, em
1999 começou a trabalhar com os serviços de gráfica, a qual hoje está situada na Avenida Brasil, 2123,
Vila operária no município de Maringá – Paraná.
A gráfica Maranata é dirigida pelo senhor Eliacir juntamente com sua esposa Dona
Nancy, os quais desempenham com dedicação e responsabilidade seu negocio possuindo um quadro de 23 funcionários.
1
1.2. Estrutura da empresa
Para Oliveira (1998, p. 80) “a estrutura organizacional é uma ferramenta básica para alcançar as situações almejadas