Estudo de caso - Genius
Brinquedo Genius – Estrela
1. Introdução
O brinquedo Genius, grande sucesso entre os jovens dos anos 80, será relançado no próximo mês pela Estrela. O grupo optou por desenvolver o estudo de caso do produto por considerar curiosa a estratégia da empresa, que tirou o produto de circulação e, devido a pedidos de antigos clientes, decidiu lança-lo como produto comemorativo dos 75 anos da Estrela.
2. Histórico do desenvolvimento
No início dos anos 70, a Atari desenvolveu um protótipo de jogo eletrônico de mesa, estilo pinballs. Diversas luzes que deveriam ser pressionadas na sequência correta: ideia abandonada.
Milton Bradley aproveitou a ideia anos depois transformando o conceito em brinquedo portátil e marcante. Ofertou o produto a muitas empresas do setor de brinquedos. Em 1978, foi aprovado e lançado pela Hasbro, se tornando o maior Hit. Foi lançado no Studio 54, Discoteca famosa de NY. (filme) com o nome “Simon”, origem de “Simon says”, que no Brasil é o “Siga o mestre”.
Em 1980, no Brasil, a Estrela licenciou os direitos do jogo, lançando-o como “Genius”.
Em um ano, ente 1980-1981, vendeu 500.000 unidades
O jogo é uma versão portátil que nspirou outros jogos, gincanas televisivas, games de celular, se tornando um dos brinquedos mais populares do séc. XX.
2.1. Resumo cronológico do processo estudado:
• 1978- Lançamento no Studio 54 como “Simon”
• 1980- Lançamento no Brasil como “Genius”
• 1980-1981- vendeu meio milhão de exemplares no Brasil.
• Foi fabricado até 1983.
• Produzido novamente em 1994 e 1997 sem mudanças.
• Em 2007, versão moderna: Genius Simon.
• 2012- Relançamento do original.
3. Fator desencadeador do produto
A Estrela está completando 75 anos e relançará o brinquedo, um de seus maiores sucessos, no mesmo formato. A empresa recebe em torno de 70 pedidos mensais para relançar o produto.
O brinquedo:
Não exige raciocínio lógico, apenas memória e um pouco de reflexo
Existem 3 formas de brincar com o