Estudo De Caso Fundamentos De SI
Sistemas de Informação, 2º Período, Noturno
Alunas: Camila Raquel, Letícia Oliveira
1) A estratégia de marketing e propaganda adotada pela Zara é diferenciada pois ela tenta atender as necessidades dos clientes o mais rápido e eficiente possível e não faz quase nenhuma propaganda a não ser para promover suas liquidações e divulgar a abertura de novas lojas. Alem de sempre posicionar suas lojas nas mais importantes zonas comerciais de cada cidade, prendendo os clientes a si através de produtos com ciclo de vida curtos, tanto nas lojas quanto nos armários dos mesmos, fazendo com que estes sempre voltem as lojas em pequenos espaços de tempo saindo na frente de seus concorrentes nas despesas com marketing por gastar muito menos.
2) Na minha opinião a tecnologia de informação é um caminho sem volta, com o mercado dinâmico e mais exigente, a necessidade de informação rápida e precisa é questão de sobrevivência e o investimento deve ser continuo. Neste caso a Zara deixou de fazer somente moda, e passou a maximizar lucros, expandir com mais agilidade e principalmente criou uma proximidade e uma forma de atender as expectativas de seu público. Ao meu entender não vejo nenhuma necessidade em potencial na infraestrutura e na estratégia adotada pela Zara. O sistema de informação é importante e vital, porém o que irá realmente definir se é fraqueza ou oportunidade é a escolha de sua ferramenta, se atende sua necessidade ou não e se atende seus objetivos ou não.
3) O modelo de negócio da Zara é simples: vincular a demanda do consumidor à fabricação e vincular a fabricação à distribuição. A Zara queria ser capaz de produzir e vender tais estilos enquanto estivessem no auge, ao invés de confiar na persuasão do seu marketing em empurrar roupas fabricadas há algum tempo atrás. Minha definição do modelo de negócio da Zara é velocidade e controle, isso se diz por si só o que se difere de seus concorrentes, além de trabalhar de forma dinâmica não