Estudo de Caso Foxtrot
1- Analise a decisão da criação da fábrica da Foxtrot em Pirilampo sob o ponto de vista dos três indicadores básicos da qualidade da administração: a eficiência, a eficácia e a efetividade . Qual desses fatores foi privilegiado na ocasião? Qual foi o mais desconsiderado?
Resposta: O fator que foi privilegiado foi a eficácia.
A eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo. É escolher os melhores meios e produzir um produto adequado ao mercado.
No caso da empresa Foxtrot, seu administrador aproveitou o ambiente já conhecido de sua cidade, não foi preciso investir em novas máquinas, recebeu incentivos do prefeito e isenções fiscais. Foi bem recebida pela a população pois produzia emprego e promovia a economia da região.
O fator mais desconsiderado foi a efetividade.
A efetividade busca avaliar os resultados das ações implantadas verificando os reais benefícios que as ações trarão. Verifica o impacto das ações. É o resultado de um trabalho de qualidade de uma empresa, toda e qualquer organização existe em função de um bom relacionamento com a sociedade para se desenvolver.
Nos últimos anos a permanência da empresa Foxtrot na cidade causou um desequilíbrio ecológico. Surgiram casos de doenças gástricas na população devido a contaminação do rio o qual e utilizado para o abastecimento de água na cidade.
Iniciou-se uma cobrança imediata da parte das autoridades de Pirilampo para que a empresa tomasse medidas imediatas e resolver os problemas de contaminação.
2-Que soluções poderiam ser buscadas por Foxtrot para resolver o impasse em que se encontra?
Resposta: Por questão de ética a empresa não deveria fechar, mesmo porque perderia sua credibilidade junto a população que o apoiou e incentivou para a abertura da Foxtrot em Pirilampo e levaria em consideração que ele mantêm, a pleno vapor, sua fábrica principal.
Implantaria um programa de prevenção ambiental,