Estudo de Caso em um Sistema Colaborativo
Estudo de caso em sistemas colaborativos Mariano Pimentel
Meta
Apresentar o estudo de caso como método de pesquisa científica aplicado a sistemas colaborativos.
Objetivos educacionais
Após o estudo deste capítulo, você deverá ser capaz de:
• istar diferenças entre estudo de caso e outros métodos de pesquisa científica; l • rojetar um estudo de caso para realizar uma pesquisa empírica em sistemas p colaborativos.
Resumo
Neste capítulo é discutido como projetar um estudo de caso para realizar uma pesquisa científica que envolva sistemas colaborativos. Na área de Sistemas Colaborativos, um caso geralmente é um evento em que um grupo usa algum sistema ou segue algum processo de trabalho. Esse método é adequado quando se deseja realizar uma pesquisa empírica num contexto real e quando não são conhecidas, ou não se quer controlar, todas as variáveis relacionadas ao fenômeno investigado. O realismo possibilita observar como os participantes efetivamente se engajam numa atividade em grupo por meio de um sistema colaborativo, quais os problemas que enfrentam e como lidam com esses problemas.
434
Sistemas Colaborativos
25.1. O que é um estudo de caso?
Estudo de caso é um método de pesquisa empírica para investigar a ocorrência de um fenômeno num contexto real. Diferentemente do experimento em que a pesquisa é realizada in vitro, ou seja, em laboratório onde é possível controlar variáveis e com usuários selecionados aleatoriamente, num estudo de caso a pesquisa é realizada in situ com usuários que já trabalham em grupo num dado contexto real. Portanto, o estudo de caso é um método para avaliar se a teoria se verifica na prática, é adequado quando se busca o realismo contextualizado em vez da precisão laboratorial livre de contexto.
O estudo de caso é útil quando não está clara a fronteira entre o fenômeno e o contexto em si, quando não são conhecidas todas as variáveis que influenciam o fenômeno, quando não é