Estudo de caso: Dib Lanches
A DIB Lanches é uma empresa que atua na cidade de Suzano com duas lojas na região central.
Contando com 22 funcionários e um cardápio muito variado, a empresa com apenas 5 anos de existência já pensa em investir em franquias na sua marca.
O proprietário da empresa sempre foi um vanguardista para implantar ações de RH. Entretanto ele observou que os autos investimentos em ações de Educação Corporativa proporcionaram baixíssimos retornos em 2013 gerando em sua opinião prejuízo.
Para prosseguir com tais ações para o próximo ano ele quer que estas sejam tangibilisadas em números , para verificar com precisão o retorno de tantos investimentos.
Para este mês de dezembro ele pretende contratar uma palestra com o Senhor José Luiz Tejon, para melhorar os seguintes aspectos:
1-Prospecção de novos clientes (tem diminuído 2% ao mês nos últimos 3 anos).
2-Queixas de clientes que relataram péssimo atendimento (nos últimos 3 meses foram em média 12 queixas por mês).
Ele elucida e envolvera um custo total de 18 mil reais com cache do palestrante, hospedagem e transporte e instalações para palestra.
O que ele solicita a vocês é:
Desenvolver e explicar um sistema de indicadores que irão aferir o êxito desta ação em Educação Corporativa, ele sugere que vocês utilizem os métodos GDW e BSC. Estas apresentações serão feitas no dia 30/10.
Solução:
Aplicar uma pesquisa de clima:
Com a pesquisa de clima a Empresa consegue definir os pontos em que se deve melhorar, onde os colaboradores não estão satisfeitos,para realizar mudanças na Empresa para assim motivar seus colaboradores.
Realizar um treinamento na Empresa:
Este treinamento tem o objetivo de aumentar o conhecimento dos funcionários em relação a Empresa e cada setor terá um treinamento especifico para a área,e ao final aplicar uma avaliação para verificar o nível de conhecimento de cada funcionário,e com isso verificar onde se deve focar e dar mais atenção.