Estudo de caso da Schin
CASO SCHINCARIOL
Estudo de Caso: Grupo Schincariol
Questões
01. O evento crucial que impulsionou a entrada do Grupo Schincariol no mercado das cervejarias foi o fato que as concorrentes não conseguiam atender a demanda. O produto mais barato foi uma estratégia de diferenciação pelo preço
.
02. O fato da concentração das decisões em uma só pessoa, Nelson Schincariol, não permitia uma total profissionalização dentro da empresa, isso era ruim. Logo após sua morte a empresa passou por um período de estagnação, chegando até mesmo a perda de mercado.
03. Foi uma decisão não programada em reação as condições do mercado. Não se considera uma decisão eficaz, pois os objetivos não foram atingidos.
04. A Racionalidade Limitada de Simon diz que a racionalidade nunca será completa porque nunca se terá controle completo de todas as variáveis. No lançamento da Nova Schin foram levados em conta fatores aprendidos na criação da Primus. O planejamento do lançamento da Nova Schin foi feito com mais calma, tempo e recursos.
05. Algumas das vantagens foram a desvinculação da marca Schincariol com as classes de baixa renda e a adesão de novos consumidores. E algumas das desvantagens foram as perdas de custos oriundas da reformulação da marcas e a possível perda dos antigos consumidores da marca.
06. Racional. Algumas dessas medidas foram a mudança na fórmula do produto, as pesquisas realizadas sobre o paladar e preferência do público alvo e fortes investimentos em publicidade e marketing, principalmente no que diz à adesão de um publico alvo jovens e a participação de celebridades em suas campanhas publicitárias
07. Alguns desses fatores são a inteira mudança do nome, imagem/embalagem e sabor do produto, as pesquisas realizadas anteriormente para embasar o novo produto na preferência de seus consumidores e, também, as fortes campanhas publicitárias que contaram com um investimento muito maior, de 120 milhões aproximadamente.
08. Alguns de seus novos