Estudo De Caso Crise E Reestrutura O Nas Organiza Es Globo
Aluno: Ítalo Emanuel Franco de Araújo Matrícula: 1311707 Disciplina: Organização, Métodos e Processos
Como você definiria a estrutura organizacional do Grupo Globo? Por que o conglomerado adotou essa forma estrutural?
A estrutura organizacional das organizações Globo pode ser dita como estrutura mecânica, pois há uma hierarquia de controle e coordenação, ou seja, integra diversas empresas que atuam em diferentes setores e suas atividades são separadas em divisões independentes, facilitando assim a coordenação e a sua administração.
Qual o critério de departamentalização utilizado para agrupar as unidades de negócios? Procure informações complementares e esboce o organograma da organização.
A organização tem suas atividades separadas em divisões independentes, cada uma delas compostas por várias empresas. A adoção desse módulo estrutural visou a melhor departamentalização e coordenação das atividades.
As principais divisões do grupo são: MIRA (Mídia Impressa e Rádio); Globopar: Globo Participações e Comunicações S.A; Fundação Roberto Marinho;
Quais são as principais variáveis contingenciais descritas no caso que influenciaram a estrutura organizacional do Grupo Globo?
O grupo preza a produtividade e a eficiência empresariais, logo, se o modelo adotado por uma das empresas não garantir essa boa gestão dos problemas e das tarefas, reestruturações são efetuadas. Com esse objetivo, buscou-se descentralizar a direção das empresas, por meio de transferências de poder. As decisões não são centralizadas nas mãos da alta gerência do conglomerado, apesar de ela concentrar a maior parcela de poder.
Qual é o grau de centralização que prevalece nas Organizações Globo? Como se processa a delegação no seio do grupo?
O grau de centralização nas Organizações Globo é alta, tudo em vista