Artigo V5 Fernando 2014
Instituto de Ciências Exatas e de Informática
Institute of Mathematical Sciences and Informatics
Análise comparativa entre ferramentas de BPMS (Business Process Management System) sobre a visão da gestão de processos
Fernando Augusto Ferreira de Resende
Resumo
Palavras-chaves:
Abstract
Key-words:
1. INTRODUÇÃO
Em decorrência da mudança do cenário organizacional dentro das empresas, que antes seguia o princípio de funções dividas em departamentos e atualmente segue um fluxo horizontal, a incompreensão ou a falta de conhecimento de um processo qualquer pelos participantes durante a sua execução de suas tarefas são algumas das dificuldades encontradas, atualmente, por grandes empresas. Mesmo que o processo existente na organização seja conhecido por todos os colaboradores, atividades mal definidas que, por sua vez, são críticas dentro do processo de negócio da instituição se tornam obstáculos para a melhoria continua dos produtos oferecidos pela mesma.
Para amenizar tais impactos, a Tecnologia da Informação (TI) se torna aliada na utilização de uma infraestrutura capaz de auxiliar e suportar as mudanças, de forma eficaz, dos processos de negócio e que possua um conjunto tecnológico para tratar os problemas decorrentes destas mudanças.
Dentro da TI, encontra-se aplicações que auxiliam as empresas a enfrentar esse problema recorrente. Dentre essas ferramentas, destacam-se as ferramentas de BPM, que de acordo com o BPM CBOK (2009), as ferramentas de BPMS são Sistemas de Gerenciamento de Processos de Negócios capazes de integrar sistemas antigos da organização para controlar o trabalho, obter informações ou medir desempenho provendo gerenciamento ponta-a-ponta, ou seja, tarefas e atividades, através de fronteiras das funções para agregar valor ao cliente.
Através da necessidade de então gerenciar ponta-a-ponta os processos de negócios das organizações, ao longo do tempo, as ferramentas BPM vieram crescendo