Estudo de caso - Conflitos de canais: Questões sobre o case Goodyear de conflito de canais.
Questões sobre o case Goodyear de conflito de canais:
1- Descreva, em poucas palavras, o que aconteceu no caso de estudo, sobre a Goodyear.
A Goodyear quebrou a tradição de vender pneus de exclusivamente por meio de revendedores em sua rede especializada e passou a vender seus pneus nos centros automotivos da Sears, logo depois Wal-Mart e Sam's Club, colocando concorrência direta entre varejistas e revendedores. Ofereceu desconto em pneus para as grandes lojas revenderem como marca própria, perdeu representantes para a concorrência, posteriormente, foram a empresa foi forçada a restringir as linhas de pneus vendidas e enfraqueceu. Cerca de 11 anos depois, a Goodyear volta a acertar os eixos e passa a oferecer linhas de pneus com melhor desempenho e melhores margens de lucro, passou a apoiar os revendedores com preços mais justos e sem atraso, até a empresa sair do vermelho e atingirem lucros saudáveis.
2- O que provocou mudanças de atitude por parte da Goodyear?
Encarava como essenciais, visando que os compradores potenciais estavam cada vez mais adquirindo pneus mais baratos de varejistas de desconto multimarcas e lojas de departamento, acreditando que o pneu não era mais objeto de compra por impulso.
3- Quais foram as reclamações dos revendedores, com relação à mudança de atitude da Goodyear?
A Goodyear não oferecia aos revendedores as linhas mais baratas que muitos consumidores estavam exigind, reclamavam não somente da concorrência dos grandes varejistas, mas também do tratamento desleal e dos preços injustos por parte da Goodyear.
4- A ação da Goodyear provocou quais reações no canal de venda?
Com as manobras agressivas da Goodyear para entrar nos novos canais provocaram uma onda de conflitos disfuncionais de canal e as relações com os revendedores se deterioraram rapidamente. Alguns dos melhores revendedores da Goodyear se juntaram aos concorrentes. Outros, furiosos, retaliaram aceitando marcas da