ESTUDO DE CASO CLINICO
IDENTIFICAÇÃO DE PACIENTE:V.P.C , sexo feminino, 64 kg, 1,56 m, casada, sem hábitos de ingerir bebidas alcoólicas, 72 anos , aposentada, quando mas jovem trabalhava fazendo costuras e esporadicamente lavadeira.
PRINCIPAL QUEIXA:HIPERTENSÃO ARTERIAL, OSTEOPOROSE, HIPOTIREOIDISMO.
HISTORIA DA DOENCA: Paciente apresentando picos elevados de pressão, há aproximadamente 20 dias, na qual em duas ocasiões estava elevado, sendo a 1ª com 200/98 e a 2ª de 140/96, e no exato momento da entrevista a pressão tava no valor de 150/98. Teve como sintomas; fortes dores de cabeça, sensação de inchaço e peso nos olhos, dormência naboca. A mesma não pode fazer nenhum tipo de esforço físico, pois esta acometida por esteoporose, e um leve desvio na coluna vertebral. Conseguiu se livrar do tabagismo há apenas 10 anos. Teve como doença SARAMPO, CATAPORA, MALARIA.
PATOLOGIA PREGRESSA: O entrevistado afirmou que quando teve a malaria ficou icterica, sentia fortes dores no fígado, realizando uma ressonância magnética, e vendo que havia um cisto em seu fígado, foi retirado mediante a uma cirurgia exatamente ao 61 anos de idade. Aos 65 anos fez uma cirurgia de retirada de pedra na vesícula, e aos 67, cirurgia de pterígio nos dois olhos, e no momento esta na fila de espera, pois esta com começo de catarata.
HISTORIA FAMILIAR: Tendo dois irmãos com problemas cardíacos (cardiomegalia), e 3 filhos com problemas de arritmias cardíacas que acometi a mas velha que tem 54 anos, outra com 45 anos que alem da arritmia, ainda tem hipertireoidismo,e o ultimo com 42 anos, que já fez 4 cirurgias de válvula mitral, 3 dessas cirurgia foi trocado por válvulas biológicas, e a ultima válvula de metal. A mãe faleceu de AVC e o Pai de complicações de bronquite e asma.
HIPOTIREOIDISMO
A tireoide é uma glândula localizada na região anterior do pescoço, com a função de produzir hormônios que regulam grande parte do funcionamento das células do corpo. A tireóide é uma glândula endócrina