Estudo de caso clínico
DCVida – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA
CURSO DE NUTRIÇÃO
NUTRIÇÃO CLÍNICA II
Professora: Adriane Huth
Estudo de Caso Clínico
Diabetes Mellitus Tipo I
Acadêmico: Obaldo S. Vargas Fº
Ijuí,
2012
1. Identificação do paciente:
Paciente com 72 anos de idade, do sexo masculino internou na Clínica Médica de um Hospital geral para tratamento de Diabetes mellitus Tipo I descompensado, escara e amputação de membro inferior esquerdo.
2. Diagnóstico clínico:
O paciente apresenta um quadro agravado de Diabetes Melitus Tipo I descompensado, edema nas mãos e braços, escara nas costas e amputação de membro inferior esquerdo.
3. Aspectos fisiopatológicos da enfermidade:
A Diabete mellitus do tipo 1 é um problema de saúde pública. Pode trazer complicações crônicas como a cegueira, insuficiência renal, coronariopatia, amputações e outros. Hoje a prevalência de diabetes no Brasil é de 11 milhões de diabéticos. As mudanças no estilo de vida, como atividade física e hábitos alimentares saudáveis, são fundamentais para que os indivíduos com diabetes mantenham a qualidade de vida e a longevidade. Uma nutrição adequada é a base do tratamento de todos os indivíduos diabéticos, uma vez que os hábitos alimentares adequados diminuem os riscos e complicações associados ao diabetes e podem restabelecer a expectativa de vida normal. O controle do peso é o principal objetivo da terapia para indivíduos diabéticos. Como apresentam alto risco para doença cardiovascular, os indivíduos portadores de diabetes mellitus devem desenvolver uma estratégia preventiva para normalizar os lipídeos séricos e minimizar os demais fatores de risco como o sobrepeso, sedentarismo, a hipertensão e o estresse oxidativo.
4. Evolução clínica do paciente, tratamento e medicamentos: