Estudo de caso - casas bahia
DEPARTAMENTO DE HOTELARIA E TURISMO - DHT
ALUNA: ROBERTA CARLA CUNHA LOPES
PROFESSOA: AMANDA
DISCIPLINA: RECURSOS HUMANOS
CURSO DE TURISMO
Estudo de Caso da Casas Bahia
1)Como a decisão da Casas Bahia de manter apenas três níveis hierárquicos em sua estrutura contribui para o aumento da eficiência na organização?
O número adequado de gerentes e níveis hierárquicos influi diretamente na efetividade, comunicação e motivação organizacional. Mantidos na quantidade certa permitem que as metas traçadas sejam alcançadas com sucesso.
2)Qual é a importância dos trabalhadores para a organização? Qual é a relação entre os recursos humanos e a estratégia da organização?
Grande, pois são definidas políticas de recompensas, remuneração e planos de carreira para beneficiar os funcionários. A empresa tem suas estratégias para alcançar seus objetivos e os recursos humanos selecionarão, gerirão e nortearão os colaboradores para conseguir atingir essas metas.
3)Como se processa o recrutamento e a seleção do pessoal que trabalhará nas lojas? Qual é a importância de os vendedores residirem nos arredores dos estabelecimentos?
O recrutamento é feito de duas formas de acordo com o nível hierárquico que os colaboradores vão ocupar. Os profissionais que ocuparão cargos administrativos preenchem cadastro e enviam currículos pro site da empresa, a seleção é feita por provas, dinâmicas e entrevistas. Os vendedores são recrutados nos arredores do estabelecimento, de preferência no próprio bairro onde se localiza. É levada em consideração a habilidade de construir relacionamento sólido com os consumidores. Se o vendedor morar próximo a loja, a empresa não terá muito gasto com transporte. O vendedor não apresentará problemas de atraso por causa do trânsito e vai chegar cedo.
4)Quais são os programas utilizados para preparar e desenvolver os colaboradores?
Os programas são de acordo com o cargo que eles ocuparão. Eles aprendem sobre as