Estudo de caso carreamento de terra
Os deslizamentos de encostas são as mais comuns e trágicas ocorrências enfrentadas pela Defesa Civil. Estes movimentos de massa têm aumentado consideravelmente nas últimas décadas, principalmente nos países subdesenvolvidos como o Brasil. As encostas constituem uma forma de relevo complexa, caracterizada por uma acentuada fragilidade natural, que sob a interferência humana pode sofrer a aceleração de processos erosivos e escorregamentos. A ocupação desordenada destes ambientes provoca a alteração da paisagem e coloca em risco a própria vida do homem.
Este trabalho é um estudo realizado sobre o carreamento de uma encosta de talude onde se fez uma rua para acesso a um loteamento, que está sendo alvo de denuncia junto ao ministério publico por parte dos moradores, que estão sendo afetados pelo carreamento de terra para o muro do fundo de suas casa o que promove assim risco de um possível acidente, além de parte dessa terra ser levada pela água das chuvas para o bairro e para um córrego que passa ao lado, dessa forma assoreando-o, localizada no município de Nanuque – MG no bairro Pedra Negra, no inicio da rua Ivahy da Costa Honorato Filho. Alerta-se acerca dos riscos de movimentos devido à inadequada abertura da rua feita na encosta, enfatizando o problema da ação antrópica e suas consequências na incidência do movimento.
Após feita visita no local, pode ser feita a constatação do referido problema, apesar da empresa responsável pelo loteamento já ter feito algumas modificações na base da rua para tentar mitigar o problema que ainda persiste, pois agora o volume de terra carreado para o córrego é ainda maior, agravado pelo fato do solo do local ser um solo sedimentar, com grande presença de cascalho e pequenas rochas, como poderemos observar na fotos a seguir.
Foto da rua na encosta
Foto da rua
Foto da rua na encosta
Foto da rua
Foto da rua do muro das casas