Estudo de caso Brahma Choop
Nomes: Priscila de Castro, Nátalie Brombilla, Isabel Motta, Alencar Bilhalba e Fabiele Lara.
Estudo de caso:
Brahma Choop
Posicionamento: A BRAHMA foi uma marca de cerveja que causou uma pequena revolução no mercado nacional de bebidas, ao iniciar a produção de refrigerantes, em 1918, ela se expandiu por outros estados. Com o lançamento “Chopp em garrafa” alcançou um recorde de produção em 1934, com 30 milhões de litros de cerveja.
Anos depois lançou também outro produto de sucesso “ Brahma Extra” . A partir de 1946, incorporando uma série de cervejarias menores, ampliando assim sua produção e distribuição, introduziu também os engradados plásticos para todo o Brasil. Logo após produziu em lata a Brahma Chopp e Brahma Extra.
A empresa visava contatos com o exterior para exportar seus produtos.Mas o sucesso veio mais depois, como hoje regularmente exporta cerveja e refrigerantes e já opera franquias no Paraguai, em Taiwan e na Nigéria.
A Brahma sempre ocupou uma posição de liderança no mercado brasileiro. O que colabora para ela se manter e serve como força maior dos produtos Brahma e Skol, são as redes de distribuidores por pequenas e médias empresas, que abastecem cerca de 760 mil pontos de venda em todo o Brasil.
A empresa não possuía departamento de marketing ,como muitas dessas empresas brasileiras tradicionais,a Brahma voltava –se para o produto e seu processo industrial.Com sua capacidade longe do ideal, por que no verão seus produtos da Brahma chopp apresentavam lacunas sérias.
Ela não queria ser apenas ‘sinônimo de cerveja “, então um reposicionamento foi definido, ajudando a cerveja a ter mais qualidade.Ela precisava ser uma marca preferida por todos, em todas as classes sociais, para justificar a imagem de liderança e pioneirismo da organização.
Assim não poderia ser mais vista somente e simplesmente como uma cerveja popular, era preciso atingir mais segmentos que não ocupasse posição de destaque.
Uma imagem