Estudo de caso apm terminais
Aviso APM Terminais - Acuracidade nas informações Guia de Entrada de Exportação
Curso Tecnologia em Gestão da Informação
Prof. William Jorge Rodriguez
Disciplina: Sistemas de Informação
Alunos:
Cristiano C. Conceição
Rafael Souza de Abreu
José Victor dos Santos
Carlos Eduardo
Pablo Santos
Pergunta:
Como gestor da área de Tl que decisões você tomaria para melhorar o processo de preenchimento dos dados de uma empresa que está no segmento de Mercado automotivo e que pode ter problemas nas suas exportações e fiscalização?
Resposta :
Como trata-se de uma empresa do segmento automotivo, logicamente é uma empresa que trabalha com volumes expressivos de carga o que consequentemente justifica a implementação de um sistema EDI.
Para evitar os erros apontados pela APM Terminals será sugerida a implementação um fluxo de trabalho com apoio do EDI
EDI (Electronic Data Interchange)
O EDI consiste em um sistema de troca automatizada e altamente segura, computador-a-computador, de informações de negócios estruturadas, entre uma empresa e seus parceiros comerciais de acordo com um padrão reconhecido internacionalmente (EDIFACT/EANCOM).
Curiosidade :
EDIFACT Electronic Data Interchange For Administration, Commerce and Transport
Foi elaborado em 1986 pela ONU (Organização das Nações Unidas) devido a globalização e o consequente relacionamento entre diferentes países e economias, sendo posteriormente adotado pelo International Organization for Standardization como padrão ISO 9735.
Da sua aplicação surge uma nova dinâmica no relacionamento entre a empresa e seus parceiros de negócios simplificando toda a rotina de papéis e procedimentos, integrando processos, reduzindo custos e aumentando produtividade. No EDI o comerciante envia eletronicamente o seu pedido para a indústria e/ou atacadista. Este atende ao pedido e envia, antes da entrega física, uma cópia da nota fiscal. Desta maneira são eliminados erros e a entrega é agilizada.
.- No