Estudo de caso aibo
Este é o estudo do caso Do cachorro robô AIBO, onde é apresentado o fichamento, as respostas para as quatro questões levantadas à respeito dos erros e acertos na implementação do produto no mercado e as manifestações finais sobre a mesma.
O estudo de caso trata-se de uma abordagem metodológica de investigação especialmente adequada quando procuramos compreender, explorar ou descrever acontecimentos e contextos complexos, nos quais estão simultaneamente envolvidos diversos fatores. Yin (1994) afirma que esta abordagem se adapta à investigação em educação, quando o investigador é confrontado com situações complexas, de tal forma que dificulta a identificação das variáveis consideradas importantes, quando o investigador procura respostas para o “como?” e o “porquê?”, quando o investigador procura encontrar interações entre fatores relevantes próprios dessa entidade, quando o objetivo é descrever ou analisar o fenómeno, a que se acede diretamente, de uma forma profunda e global, e quando o investigador pretende apreender a dinâmica do fenómeno, do programa ou do processo.
Levando em consideração os fatos citados a cima, podemos estudar o caso para que venhamos a descobrir possíveis falhas, podendo assim apontar algumas alternativas reais para que seu desempenho no mercado seja melhorado e até impedido ficar obsoleto e inviável, podendo também contar com os pontos positivos e acertados como fatores importantes em um possível diagnóstico.
FICHAMENTO
Vendem-se: filhotes de cachorro. Não é necessário levá-lo para passear, não suja os tapetes, não estraga os móveis nem os chinelos, não come. Pode ser desligado e colocado num armário toda vez que você sair de férias. Da terra do encantamento com os robôs vem à última novidade entre essas máquinas, um cachorrinho chamado Aibo, um robô que proporciona divertimento. Esse não é um animal ou uma máquina comum, mas o que você pode fazer com um Aibo? Bem, pode brincar com ele, se você o elogia, ele abana o rabo,