Estudo De Caso 7
Sinusite aguda
Criança, 6 anos, sexo feminino, foi levada ao serviço de pediatria próximo a sua residência em virtude de febre alta, astenia (fraqueza) e cefaleia (dor de cabeça). Há 20 dias apresentou resfriado, com resoluçãoespontânea. A mãe da paciente referiu que a filha necessitava de cirurgia para extração das adenoides, que prejudicavam muito a respiração, o que foi confirmado ao exame físico. Apresentou temperatura de 39,5°C, respiração bucal e dor à palpação das maxilas, além de leve desvio do septo nasal. A TC de crânio revelou opacificação do seio maxilar esquerdo associado a desvio do septo nasal. A criança foi medicada para sinusite aguda com antibióticos e antipirético (antitérmico).
1. A paciente apresentou um desvio do septo nasal. Quais os componentes dessa estrutura?
A estrutura do septo nasal é composta por cartilagem, osso e uma lâmina fina. Sendo a cartilagem do septo nasal localizada na entrada do nariz, e a parte óssea, formada pelo osso vômer, mais para o interior, articulando-se com a lâmina perpendicular do osso etmóide.
2. Porque a paciente apresentou dor à palpação das maxilas?
O paciente apresentou dor à palpação das maxilas, pois, esta é região na qual ficam localizados os seio paranasais, local no qual ocorre a inflamação da mucosa que o reveste, esta inflamação é a causa da sinusite, e, consequentemente a causa da dor.
3. A sinusite é a infecção dos seios paranasais. O que são, quais são e qual a função dos seios paranasais?
Os seios paranasais, presentes apenas em ossos pneumáticos, são cavidades ósseas preenchidas por ar, geralmente encontrados em par e denominados de acordo com o osso em que se encontram. Sendo eles: Seios frontais; seios etmoidais; seios esfenoidais e seios maxilares. Acredita-se que haja diversas funções estruturais e funcionais para os seios paranasais, como: reduzir o peso do crânio, participar do crescimento e desenvolvimento facial, proteger de traumas, ser uma