Estudo de caso 7
A Gradina possui uma série de fornecedores devido à sua extensa linha de produtos. Dentre as principais matérias-primas utilizadas para a fabricação de pós para panificação, estão: farinha de trigo, emulsificantes, ácido ascórbico, alfamilase e aromas. Esses produtos são fornecidos por empresas distintas com as quais a Gradina mantém um relacionamento estável e próximo.
O fluxo financeiro e fluxo de informação, tanto entre a empresa pesquisada e seus fornecedores como entre ela e seus clientes, obedecem a padrões definidos, seguindo uma rotina de pedido e identificação de problemas.
As matérias-primas são encaminhadas pelos fornecedores às fábricas da Gradina, onde são estocadas em armazéns preparados para acondicioná-las. Os estoques de matérias-primas são pequenos uma vez que o estreito relacionamento com os fornecedores acarreta uma necessidade de estoques baixos.
Na indústria, ocorre a transformação das matérias-primas em produtos finais, que são levados para centrais de distribuição e encaminhados aos revendedores que os distribuem pelo Brasil. Apesar de a maior parte das padarias e panificadoras receberem esse produto por meio dos revendedores, a Gradina realiza venda direta para alguns clientes, como Ofner, Nobre Boutique de Pães e Perini Panificadora, Sorveteria, Doceria e Delicatessen. As empresas que recebem as misturas fabricadas pela Gradina preparam as receitas, transformando-as em tipos de pães, doces e outros produtos de panificação e confeitaria. Tais empresas revendem esse produto transformado ao consumidor final, que é o último elemento da cadeia.
2 - Seus clientes são as padarias e panificadoras. A demanda