Estudo de casdo
Estudo de caso realizado com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre o Sistema de Vigilância Epidemiológica e Sanitária do estado do Paraná.
As primeiras intervenções estatais no campo da prevenção e controle de doenças, desenvolvidas sob bases científicas modernas, datam do início do século vinte e foram orientadas pelo avanço da era bacteriológica e pela descoberta dos ciclos epidemiológicos de algumas doenças infecciosas e parasitárias. Essas intervenções consistiram na organização de grandes campanhas sanitárias e visavam controlar doenças que comprometiam a atividade econômica, a exemplo da febre amarela, peste e varíola. As campanhas valiam-se de instrumentos precisos para o diagnóstico de casos, combate a vetores, imunização e tratamento em massa com fármacos, dentre outros. O modelo operacional baseava-se em atuações verticais, sob forte inspiração militar, e compreendia fases bem estabelecidas – preparatória, de ataque, de consolidação e de manutenção.
A expressão vigilância epidemiológica passou a ser aplicada ao controle das doenças transmissíveis na década de 1950, para designar uma série de atividades subsequentes à etapa de ataque da Campanha de Erradicação da Malária, vindo a designar uma de suas fases constitutivas.
Originalmente, essa expressão significava “a observação sistemática e ativa de casos suspeitos ou confirmados de doenças transmissíveis e de seus contatos”. Tratava-se, portanto, da vigilância de pessoas, com base em medidas de isolamento ou de quarentena, aplicadas individualmente e não de forma coletiva.
1. PROCESSO DE ENFERMAGEM
1. Avaliação
Identificação
Nome: T. G. M. L Registro: 1640670-8
Idade: 77 anos Data de Nascimento: 27.02.1933
Sexo: Feminino Estado Civil: Casada Nº filhos: -------
Raça: Branco Profissão/Ocupação: Do Lar
Religião: Católico Apostólico Romano
Naturalidade: Prudentópolis – PR Procedência: Colombo - PR.
Queixa