Indisciplina
No cotidiano escolar, um dos temas que têm recebido maior atenção e tornado foco de estudos é sobre a indisciplina em sala de aula, por ser na atualidade, um fenômeno que resulta em incômodos à escola, colegas, pais, professores e sociedade.
A indisciplina em sala de aula não se refere, nem inclui apenas peculiaridades detectadas fora do ambiente escolar, mas também a própria conduta do professor que determina o comportamento do aluno a partir da relação docente-discente.
Tiba (1996)
Pode-se afirmar que, a indisciplina escolar também pode ser resultante de reflexos internos à escola que envolvem a conduta do professor, sua metodologia de ensino, sua didática em sala de aula, sua prática pedagógica, dentre outros fatores.
Estudos apontam que a disciplina escolar é um conjunto de normas que precisam ser seguidas e obedecidas para o sucesso do aprendizado escolar. Por isso, ela é uma qualidade de relacionamento humano entre professor e alunos em sala de aula e, consequentemente, na escola.
O educador precisa ter como finalidade central a recriação e transmissão do conhecimento aos alunos construído socialmente, porém, para que isso seja possível, é necessário que o professor mantenha uma postura firme e rígida em sala de aula, mostrando sua autoridade. Aquino (1996)
São diversos fatores que podem causar a indisciplina escolar é possível afirmar que a relação professor/aluno e a postura deste profissional as aulas também é foco da indisciplina escolar. O professor não é um ser que está o tempo todo ensinando e, por isso, é importante que ele tenha uma relação mais aberta com seus alunos sem perder a posição que ocupa, criando um ambiente agradável a favorável ao aprendizado, sem que perca o controle da situação, mantendo a disciplina.
A disciplina escolar é fator determinante para que o aprendizado escolar seja executado com êxito, portanto, é necessário que o professor mantenha uma postura ética e adequada para que reflita no