Estudo de casa
PÉ-NA-AREIA
www.espm.br/centraldecases
Central de Cases
PÉ-NA-AREIA
Preparado pelo Prof. Marcus S. Piaskowy, da ESPM-SP.
Recomendado para as disciplinas de: Marketing, Comunicação e Psicologia de
Consumo.
Este é um caso fictício, cuja elaboração é de exclusiva responsabilidade do autor.
Desenvolvido unicamente para fins de estudo em ambiente acadêmico. Eventuais semelhanças com fatos reais terá sido mera coincidência. Direitos autorais reservados ESPM.
Janeiro 2010
www.espm.br/centraldecases
RESUMO
Neste caso fictício, um jovem casal e dois filhos passam as férias em uma pousada da Ilha do Mel, litoral paranaense. As aventuras e desventuras dão margem à discussão sobre os valores e as expectativas sobre os serviços prestados.
PALAVRAS-CHAVE
Expectativas, serviços, valor.
| Central de Cases
3
Geraldo estava sentado no escritório olhando pela janela fazia um bom tempo. Pensava em tudo o que tinha de fazer e sem a menor ideia de por onde começar. A sua mulher, Helena, havia ligado pela manhã, estressada. Os gêmeos estavam de férias, a empregada faltou, ela precisava sair e não tinha onde deixar as crianças. Ameaçou trazê-los para o escritório. Depois de alguma negociação, Helena deixou as crianças no clube com a prima mais velha e avisou: “Precisamos sair de férias, senão vou acabar enlouquecendo ou fugindo de casa”. Geraldo se sentia culpado, há mais de três anos não tirava férias, e há 40 dias havia prometido levar a família para viajar. Mas, até agora, não tinha sequer pesquisado alguma alternativa de destino. As preocupações com a empresa tomavam seu tempo. Precisava achar uma solução senão iria perder o seu emprego de marido.
Os gêmeos já estavam com sete anos e não davam um minuto de sossego.
Cumpriam com rigor a descrição de ruivos peraltas, os pimentinhas. Helena, tinha 40 anos, era professora e apesar das férias escolares do final do ano, não sabia o que eram férias desde que Felipe e