Estudo das soluções
Colégio Salesiano Sagrado Coração
Aluna(o): _____________________________________________ Nº: _________ Turma: 2º ano ________
Recife, ______ de ________________ de 2013
Disciplina:
Química
Professor: Eber
Barbosa
Estudo das Soluções
]
01 – Definição
=
+
Água
Sal, ácido ou base
Soluto
=
+
Solvente
Sistema homogêneo Solução
Podemos então dizer que soluções são misturas de duas ou mais substâncias que apresentam aspecto uniforme, homogêneo. Dentro desse contexto temos:
Os conceitos de soluto e de solvente não estão associados à existência de
Soluto: substância que se dissemina pelo interior de outra substância. maior ou menor massa de cada substância contida na solução.
Solvente: Substância com a propriedade de dispersar (dissolver) o soluto.
Exemplo: Em soluções sólido/líquido ou gás/líquido entendemos que o líquido sempre é o solvente, porque é justamente dentro desse líquido que haverá a disseminação do sólido ou do gás. Porém em soluções onde soluto e solvente apresentam mesmo estado físico, cabe ao texto especificar que substância está disseminada em outra substância. 02 – Unidades de Concentração
2.A – Porcentagem em Massa do Soluto (% m/m)
Também chamada porcentagem em peso, indica o percentual em massa do soluto em relação à massa da solução. Sua determinação envolve apenas aplicações de regra de três simples e direta.
Exemplo: Uma solução é formada por 20 gramas de açúcar dissolvidos em 180 gramas de água. Determine a porcentagem em massa do soluto.
... com uma simples regra de três:
msoluto = 20 g
C12H22O11
msolvente = 180 g
H2O
msolução = 200 g
200g 100%
20g X
X = 10% em massa de soluto
Cuidado: Quando um texto afirma, por exemplo, que uma solução aquosa apresenta 20% em peso, essa porcentagem se refere a massa do soluto presente na solução, ou seja, a solução apresenta 20% em massa de soluto e 80% em massa de solvente.
Estudo das Soluções
1