Estudo das soluções
A solução é toda mistura homogênea (mistura em que não é possível a distinção de fases, apresentando apenas uma fase) em que ao menos uma substância se dissolve completamente em outra.
2. Componentes de uma solução:
Os componentes de uma solução são chamados soluto e solvente. O soluto é a substância que está dispersa, ou seja, que está dissolvida no solvente. Em geral, o soluto está em menor quantidade na solução. O solvente é o dispersante, a substância que dissolve o soluto.
3. Tipos de soluções:
As soluções podem ser: solução sólida; solução líquida; solução gasosa; solução molecular; solução iônica; solução saturada; solução insaturada e solução supersaturada.
4. Classificação das soluções:
Quanto ao estado físico da solução
- Solução sólida: todos os componentes da solução se encontram no estado sólido e geralmente trata-se de uma mistura homogênea entre metais. Por exemplo, o ouro 18 quilates é uma mistura constituída por ouro, cobre e prata enquanto o bronze é uma mistura dos metais zinco e estanho.
- Solução líquida: um dos componentes da solução deve estar no estado líquido, portanto são formadas por uma ou mais solutos totalmente dissolvidos num solvente. Entretanto, também podem ser formadas por dois líquidos dissolvidos uniformemente entre si. Por exemplo, a água mineral.
- Solução gasosa: todos os componentes da solução se encontram no estado gasoso. Já que os gases se misturam uniformemente em qualquer proporção, pode-se afirmar que toda e qualquer mistura entre gases sempre será uma solução. Por exemplo, o ar atmosférico isento de partículas sólidas.
Quanto à natureza das partículas dispersas (soluto)
- Solução molecular: são formadas por moléculas dissolvidas, não conduzindo correntes elétricas. Podem ser chamadas também de solução não eletrolítica. Por exemplo, ao diluirmos 1g de açúcar em água, não há separação do soluto, portanto, trata-se de uma solução constituída por moléculas dissolvidas, molecular.