ESTUDO DAS RELIGIÕES
ADRIANA CRISTINE MATTOS
GEDERSON BEZERRA
GISELE
GLEICY LOPES
MARIANA NOGUEIRA
CANDOMBLÉ
JI-PARANÁ – RO
2013
INTRODUÇÃO
O candomblé é uma religião que começou a se formar na Bahia, por volta dos séculos XVIII e XIX, como uma mistura das tradições do Calundu, trazidas da África pelos escravos. Mas ele foi organizado de uma forma mais definitiva em meados do século XX, por Pierre Verger, sacerdote de Ifá.
Veremos que, os seguidores acreditam na vida após a morte, e que os espíritos dos babalorixás falecidos possam materializar-se em roupas específicas, que são chamados de babá Egum ou Egungun e são cultuados em roças dirigidas só por homens no Culto aos Egungun, os espíritos das iyalorixás falecidas são cultuados coletivamente Iyami-Ajé nas sociedades secretas Gelede, ambos cultos são feitos em casas independentes das de candomblé que também se cultuam os eguns em casas separadas dos Orixás.
Origem do nome Candomblé
Candomblé é uma palavra derivada da língua bantu: Ca[ka] = uso, costume, ndomb = negro, preto e lé = lugar, casa, terreiro e/ou pequeno atabaque. A reunião dos três vocábulos resulta em ‘’lugar de costume dos negros’’, por extensão, lugar de tradições negras, tradições entre as quais destacam-se, no sentido atual, as práticas religiosas que incluem a música percussiva. Outra interpretação informada que kandombele significa ‘’adorar’’.
É uma das religiões afro-brasileiras que se desenvolveram em terras brasileiras. Seus seguidores cultuam os orixás, Omolum, Iemanjá e Exú, por exemplo, tem uma preferência em relação Deuses com características humanas, as quais podem ser boas ou ruins (semelhante à mitologia grega). A estas divindades eram proporcionadas oferendas, que poderiam ser comidas, animais ou presentes, de acordo com o Orixá a serem tratados, conhecidos como totens, ela, uma das religiões de matriz