Estudo das melhorias na mobilidade na cidade de uberlandia/mg
ABREU, C.S¹; BORGES, K². CUNHA, D.A.I
1Camila de Souza Abreu, 2 Karoline Borges 3 Djane Araújo Inácio da Cunha
Instituto de Tecnologia - UNIUBE - Universidade de Uberada
Uberlândia – MG e-mail: djanearaujo@yahoo.com.br
RESUMO - Neste artigo iremos especificar sobre a mobilidade urbana na cidade de Uberlândia, apresentando algumas medidas que foram implantadas para comportar a quantidade de habitantes que vivem atualmente no município e para a recepção do crescimento populacional que vem aumentando de fora desordenada, todas medidas apresentadas foram previstas no Plano Diretor da cidade, para o aperfeiçoamento da questão do planejamento urbano.
Palavras Chaves: acessibilidade, mobilidade e planejamento urbano.
INTRODUÇÃO
O Brasil possui cerca de 82% de sua população eminentemente urbana. Esta urbanização ocorreu de forma rápida, prazo de 50 anos de transição, causando desigualdade social, crescimento desordenado e especulação imobiliária.
Na década de 80, houve o movimento da Reforma Urbana, com a finalidade de reparar o direito à cidade, melhores formas de habitações, transporte publico de qualidade e outros serviços afins. Consequentemente em 1988, houve a inclusão na Constituição Federal, um capítulo específico sobre a politica urbana, na qual afirma “o principio da função social da propriedade urbana”, [PlanMob - Caderno de Referência para Elaboração de Plano de Mobilidade Urbana, 2007] .
Entretanto como medida de obrigatoriedade em 2001, foi aprovado o Estatuto da Cidade, legislação complementar do capitulo da CF/88. Em conjunto com o Ministério da Cidade, criado em 2003, reunindo as áreas mais relevantes, do ponto de vista econômico e social, e de estratégicas do desenvolvimento urbano, em torno da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU) que pretende, como objetivo último, a melhoria das condições materiais e subjetivas de vida