Estudo das características ácidas e básicas das substâncias e indicadores ácido-base
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DIVANIL TRINDADE
ANDRÉ NASCIMENTO
Prática N° 07 (27/03/2014):
ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS ÁCIDAS E BÁSICAS DAS SUBSTÂNCIAS E INDICADORES ÁCIDO-BASE
Disciplina: Química Experimental
Professor(a): Kirlene Salgado Fernandes Penna
VILA VELHA
MARÇO – 2014
DIVANIL TRINDADE
ANDRÉ NASCIMENTO
ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS ÁCIDAS E BÁSICAS DAS SUBSTÂNCIAS E INDICADORES ÁCIDO-BASE
Relatório do curso de graduação de Engenharia de Produção apresentado a Universidade de Vila Velha – UVV, como parte das exigências da disciplina de química experimental sob orientação do Professor (a) Kirlene.
VILA VELHA
MARÇO – 2014
1. INTRODUÇÃO
Os indicadores ácidos base são substâncias utilizadas para a identificação de soluções ácidas, básicas ou neutras. Uma solução ácida é classificada como uma solução com alta concentração de íons H+ (e superior à de HO-), uma solução básica como possuindo uma elevada concentração de HO- (superior à de H+) e uma neutra como uma solução em que as concentrações destes dois íons se anulam (são iguais) ou simplesmente não existe.
Estas substâncias possuem características especiais, nomeadamente por na sua estrutura possuírem grupos cromóforos que sofrem um reagrupamento interno, quando se verifica uma alteração no valor de pH do meio, conferindo cores diferentes.
O pH, potencial hidrogeniônico ou potencial hidrogênio iônico, é um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. A escala do pH pode variar de 0até 14, sendo que quanto menor o índice do pH de uma substância, mais ácida esta substância será. O pH menor que 7 indicamos que tal substância é ácida, para pH maior que 7 indicamos que substância é básica e para substância com pH 7 indica que ela é neutra. O valor do pH está diretamente relacionado com a quantidade de íons hidrogênio de