Relatorio Quimica
ENGENHARIA DE PETRÓLEO
EMANUELLY LIMA
ISABELA AMORIM
PETRA VIEIRA MERÇON
THAIS LOUREIRO SOARES
VANESSA DOS SANTOS OLIVEIRA
Prática n*07(06/010/2014):
ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS ÁCIDAS E BÁSICAS DAS SUBSTÂNCIAS E INDICADORES DE ÁCIDO-BASE
Disciplina: Química Experimental
Professor(a):Kirlene Salgado Fernandes Penna
VILA VELHAOUTUBRO - 2014
EMANUELLY LIMA
ISABELA AMORIM
PETRA VIEIRA MERÇON
THAIS LOUREIRO SOARES
VANESSA DOS SANTOS OLIVEIRA
ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS ÁCIDAS E BÁSICAS DAS SUBSTÂNCIAS E INDICADORES DE ÁCIDO-BASE
Relatório do Curso de Graduação em Engenharia apresentada a Universidade Vila Velha - UVV, como parte das exigências da Disciplina Química Experimental sob orientação da(o) Professor(a): Kirlene Salgado Fernandes Penna.
VILA VELHA OUTUBRO – 2014
Objetivos:
Reconhecer substâncias com caráter ácido e básico, diferenciar o comportamento de ácidos e bases fortes quando comparados a ácidos e bases fracas. Observar o valor do pH das soluções. Compará-las e verificar a cor característica do meio para os diversos tipos de indicadores.
INTRODUÇÃO
A definição de ácidos e bases foi estabelecida pelo químico Svante August Arrhenius que assinalou o início de uma era nos estudos da físico-química. Arrhenius estabeleceu que substâncias, que em soluções aquosas, são ácidas quando liberam íons H+ e são básicas quando liberam íons OH-.
Isso define a propriedade denominada pH, chamada de potencial hidrogeniônico. Essa é a representação da concentração de íons H+, que é representada pela equação pH = -log[H+] essa taxa varia de 0 à 14. Também pode ser realizado por meio do pOH onde se obtêm o potencial hidroxiliônico, representada pela equação pOH = -log[OH-] que também varia de 0 à 14, onde a relação é de pH + pOH = 14, na química em geral utiliza-se mais a escala de pH.
Uma substância é considerada ácida quando seu pH está entre 0 e 6,86 e é considerada básica entre 7,98 à 14, entre 6,86 e 7,98 temos uma