ESTUDO DA SOLUBILIDADE DOS COMPOSTOS
Palavras Chave: solubilidade, polaridade, eletronegatividade, mistura, ligações, solvente, soluto.
Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir o estudo da polaridade das ligações intermoleculares entre os solventes e solutos através de um experimento prático, e sua influência na solubilidade dos compostos, verificando a dissolução dos solutos nos solventes ou suas separações, formando misturas homogêneas ou heterogêneas. Trata-se também da aplicação do conhecimento prévio de solubilidade para determinar, em escala reduzida, a determinação da quantidade de álcool na gasolina, verificando se há adulteração na mesma.
Introdução
De acordo com Linus Pauling (1901-1994), a diferença entre a eletronegatividade dos átomos de uma molécula determinam se a ligação será covalente polar, covalente apolar ou uma ligação iônica. Segundo ele, caso o valor da diferença seja zero, ou se aproxime dele, a ligação é puramente covalente, ou apolar. Já quando a diferença é maior que zero e menor que 1.67, ocorre a formação de polos, mais eletronegativos e mais eletropositivos, dando origem a ligação covalente polar, já quando a diferença assume um valor maior que 1.67, tem-se a ligação iônica.[1] De acordo com o artigo” SOLUBILIDADE DAS SUBSTÂNCIAS ORGÂNICAS”, nas ligações covalentes, uma molécula polar, se dissolve em sua semelhante gerando misturas homogêneas (soluções), e se repele com sua antagônica (apolar), gerando misturas heterogêneas definidas por fases[2].
Partindo desse princípio e utilizando a tabela contida na figura 13, faremos uma análise sobre o primeiro experimento da solubilidade entre os solutos e solventes citados, comprovando os resultados obtidos através da polaridade das moléculas envolvidas.
O primeiro experimento tem importância fundamental para a compreensão das consequências do descarte de compostos orgânicos e inorgânicos, e sua absorção ou rejeição nos mais diversos meios da natureza, como exemplo, o óleo e