Estudo da psicologia
É no cotidiano que tudo flui que as coisas acontecem que nos sentimos vivos, que sentimos a realidade. Já a ciência procura compreender, elucidar e alterar esse cotidiano, a partir de seu estudo sistemático. Quando fazemos ciência, baseamo-nos na realidade cotidiana e pensamos sobre ela.
Um exemplo: a dona de casa que usa a garrafa térmica para manter o café quente, e sabe por quanto tempo ele permanecerá razoavelmente quente.
2. a- A Ciência é o conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade por meio de uma linguagem precisa e rigorosa (objeto de estudo)
B- Explique o que é senso comum. Dê um exemplo desse tipo de conhecimento.
Senso comum é um conhecimento espontâneo que todos nós temos do nosso cotidiano, algo que não se calcula. Um exemplo de senso comum é de imaginar imprevistos, pois sabemos que eles podem acontecer, e muitas vezes saímos mais cedo de nossas casas para evitar algum tipo de atraso.
c- A diferença é que uma se opõe a outra. O senso comum é aplicado, por exemplo, em medicamentos caseiros. A ciência, em remédios testados em laboratórios e a Filosofia se preocupam com a explicação do mundo, em procurar entender o porquê de vários assuntos, que vão desde a religião até sexualidade.
d- O homem
E- E o homem em todas as expressões as visíveis (nosso comportamento) e os invisíveis (nossos sentimentos), as singulares (porque somos o que somos) as genéricas (porque somos todos assim) – E o homem corpo, homem pensamento e homem afeto.
F- E a síntese singular e individual que cada um de nos vai constituindo conforme vamos nos desenvolvendo e vivenciando as experiências da vida social e cultural, não é inato porque o homem constrói e transforma a si próprio.
3- Constituem de um modo de organização econômica, politica e jurídica da sociedade de uma cultura, de instituições como