Estudo da ergonomia
CURSO DE PÓS – GRADUAÇÃO
GESTÃO DE PESSOAS
ESTUDO DA ERGONOMIA
Salvador
2012
BARBARA MARIA RIBEIRO DA SILVA
LUANA YVE
SANDRA CRISTINA MIRANDA MOTA
ESTUDO DA ERGONOMIA
Salvador
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Segundo o autor Fava (2002) o sucesso de uma empresa depende da forma como esta avalia as mudanças que acontecem no ambiente organizacional, e até aonde os departamentos conseguem desenvolver práticas que ajustem a empresa.
A evolução das organizações nos tempos atuais demonstra certa preocupação com a qualidade de vida no trabalho, consistindo em oferecer um ambiente seguro e com condições favoráveis para as atividades laboradas. Um recinto seguro e saudável é direito de todo empregado, garantir a segurança dos mesmos é uma obrigação legal dos empregadores e instituições, para o bem-estar e integridade de seus funcionários.
De acordo com as Normas Regulamentadoras (NRs) 7 e 9, enfatiza sobre a preservação da saúde dos trabalhadores, bem como, a prevenção e diagnóstico precoce de doenças relacionadas às funções desempenhadas no trabalho.
Esses programas visam controlar os riscos, a prevenção da saúde e segurança dos trabalhadores, através do levantamento dos riscos ambientais existentes nos locais de trabalho. Essas lacunas são responsáveis por uma gama variável de doenças ocupacionais, causando consequências advindas. O profissional conhecedor da área, Técnico em Segurança do Trabalho, tem como objetivo elencar todos os parâmetros de segurança, para promover a proteção do trabalhador, visando à redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, cujo objetivo é identificar, avaliar e controlar situações de risco.
2 MEDICINA E SEGURANÇA DO TRABALHO
2.1 ESTUDO DA ERGONOMIA
Segurança e Medicina do