estudo da cor
As cores-informação são dados visuais dotados de significação, capazes de ocasionar o processo de informação para o indivíduo, o que pode resultar no desenvolvimento de novos conhecimentos possíveis de serem comunicados.
a cor como sendo uma entidade múltipla, abrangendo pigmento, luz, sensação e informação.
A procura de uma explicação para saber como o olho humano percebe a cor é uma história de detecção científica que se prolonga por séculos hoje como visão cromática: [...]cada receptor não tem uma via exclusiva de acesso ao cérebro, a informação tricromática cor: expressar e intensificar a informação visual. De acordo com Dondis (1997:69) esse é o elemento mais emocional do processo visual e tem tanto um significado universalmente compartilhado através da experiência, como também um valor informativo específico, que se dá através dos significados a ela vinculados. Sendo assim, o uso dos conceitos da semiótica para a análise do fenômeno cor torna-se bastante propício a um entendimento aprofundado do mesmo.
A cor funciona como um signo icônico quando a atribuição do seu sentido for feita por associações psicológicas
Semiótica primeiro os objetos surgem em nossa mente como qualidades potenciais; segundo, procuramos uma relação de identificação e terceiro, nossa mente faz a interpretação do que se trata.
As cores expressam informações codificadas que fazem o observador sentir algumas emoções, como por exemplo; Quando vemos um sinal vermelho imediatamente tomamos isso como um aviso, ou perigo, sendo que a cor vermelha esta ali para chamar nossa atenção e nossa percepção é quem estabelece essas emoções.
A base da semiótica é formada com a percepção. Percepções não são os materiais do mundo físico que a mente imagina após ver, eles são os objetos reais de percepção, na sua forma, tamanho,